Novidades

07.12.2022

Plasma x Laser

Os diferenciais entre corte a laser e corte a plasma são questionados frequentemente por nossos clientes; precisão, qualidade e repetitividade são algumas das diferenças! Para responder essa pergunta tão complexa precisamos entender mais o processo do cliente e o que ele deseja produzir, para então definirmos qual o melhor equipamento para ele.

Nas peças DETALHADAS e SERIADAS ou mesmo espessuras menores, orientamos o uso do LASER. Para chapas com até ⅜”, ½”, o corte a laser tem uma maior compatibilidade, devido a sua qualidade elevada e maior precisão no processo.  Se tratando de custos, o investimento inicial do laser será mais alto devido a tecnologia envolvida, mas seu custo operacional é significativamente inferior ao do plasma por não demandar desgaste dos consumíveis.

Para peças que NÃO contenham grandes DETALHES e NÃO SERIADAS independente de sua espessura, é recomendado o PLASMA. Ele apresenta um custo-benefício maior, já que o custo de investimento inicial em uma máquina de corte a plasma ser inferior a uma de corte a laser. No entanto o custo com consumíveis tende a ser mais elevado que o Laser. 

Em suma a qualidade do corte vem através de uma análise detalhada do processo da empresa. Por este motivo algumas informações são importantes, tais como:


* O ramo de atividade exercido é um ponto importante, esse conhecimento é necessário para entendermos qual produto será operado.
* A espessura trabalhada é um dado crucial.
* O nível de investimento determinado pelo cliente.
* As propriedades da peça produzida também devem ser averiguadas.
* O nível de detalhamento deve ser informado, caso a peça passe por outro processo após o corte, por exemplo: usinagem, pintura, etc.

  •   

  •  

 

Como citado anteriormente, o custo operacional do laser é inferior ao do plasma. Utilizando ar comprido com chapas de 1 mm, 1/2 mm, 2 mm até ⅜”, ou ½”, o processo de corte a laser se torna econômico em relação ao plasma. O consumo de energia elétrica em uma das menores fontes de plasma de 100A passam de 18 kW, já o laser que cortará na mesma capacidade de espessura com 5kW. Apenas nesse quesito, gera cerca de 2 vezes mais economia, conforme o gráfico ao lado.
 
Com o surgimento da nova tecnologia de corte laser, clientes do segmento acabam levantando o questionamento: Seria o plasma algo ultrapassado? Será substituído pelo laser?


O processo de corte plasma tem um grande papel no segmento metal mecânico. Embora o corte a laser tenha benefícios, o corte a plasma tem muitos anos pela frente no mercado, e é improvável que venha a se extinguir no futuro. Atualmente, setores que trabalham com chapas acima de ½” tem mais proveito no corte a plasma. Isso acontece devido ao baixo custo na operação citada.


Outro fator é a qualidade de aço disponível no mercado brasileiro, existe a possibilidade de dificultar o processo do laser, isso acontece devido as características desse material. No plasma essa dificuldade é percebida, e em alguns casos o acabamento do corte é superior ao do corte a laser.


A tendência do mercado é que as máquinas de corte a laser ganhem cada vez mais espaço no ramo, mas não a ponto de extinguir o plasma.


A Fort Equipamentos® desenvolve toda a tecnologia para mesas de corte, desde a parte de automação, estruturas, fontes e consumíveis. O desenvolvimento de máquinas na Fort Equipamentos® passa por uma série de estudos: operacionais e tendências de mercado, visando a implementação de um sistema com fácil operação e compreensão, eliminando a necessidade de um único operador dedicado para a máquina, tornando o processo das empresas mais dinâmico e eficiente.


Outro benefício que podemos salientar é a capacidade de personalização das nossas máquinas; por sermos detentores e desenvolvedores da própria tecnologia, a Fort Equipamentos® dá total liberdade ao seu cliente para personalizar a sua máquina conforme a necessidade do seu processo ou de seu espaço físico. Como exemplo disso, temos a máquina de corte a Laser PRO X da Fort Laser® com 20 metros de comprimento e dois pórticos independentes que podem trabalhar simultaneamente. Essa facilidade tanto operacional, quanto de customização é algo exclusivo e com grande diferencial no mercado de atuação da Fort Equipamentos®; além disso, nossas máquinas por serem desenvolvidas no Brasil, carregam outro benefício, a facilidade na obtenção em linhas de crédito, sendo aceitas em financiamentos via BNDES e todos os bancos do Brasil.